sábado, 27 de Abril de 2024  13:26
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Creme de Legumes com Natas

Creme de Legumes com Natas

Descascar o alho e as cebolas. Cortar as cebolas em cubos e picar o alho. Descascar as batatas e cortar em cubos. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
29-04-2009

Próximo dia 9 de Maio, a partir das 20h


Rotary Clube homenageia Armor Mota

O Rotary Clube de Oliveira do Bairro vai realizar, no próximo dia 9 de Maio, a partir das 20h, no Hotel Paraíso, em Oliveira do Bairro, uma justa homenagem de reconhecimento ao mérito profissional do ilustre cidadão oliveirense e insigne escritor Armor Pires Mota, que este ano completa 50 anos de profícua actividade literária.

As inscrições podem ser feitas no Hotel Paraíso, na redacção do JB (em Oliv. Bairro ou Anadia), na Papelaria Globo ou Papelaria Cruzeiro, ambas em Oiã, e nos Cafés O Aventureiro ou Bom Pastor, em Águas Boas.

Armor Pires Mota nasceu a 4 de Setembro de 1939, em Águas Boas, freguesia de Oiã. Chegou a teologia, abandonando, entretanto, a carreira em 1961. No ano anterior dava à estampa as primícias literárias, reunidas no livro Cidade Perdida.

Em 1963 fez a sua comissão de serviço na Guiné, como alferes miliciano, começando a publicar no JB o seu diário de guerra. Em 1971 começa a trabalhar na Soberania do Povo, que recuperava de perigosa letargia e onde regressava em 1988.

Em 1989, chefiava a redacção do JB que, entretanto, passara a semanário. Como jornalista, tem colaboração dispersa por vários jornais, regionais e nacionais. Colaborou nas revistas Observador, Lisboa, e em Panorama. Tem ainda colaboração dispersa no Jornal de Notícias, O Primeiro de Janeiro e outros.

Durante os 19 anos que serviu o Jornal da Bairrada e a região, dedicou-se também à investigação histórica e escrita de monografias. É o que designa de Ciclo da Terra. O primeiro livro será dedicado à sua freguesia, é "Oiã, Terras e Gentes". Seguem-se outros estudos e outros livros: "Mamarrosa Milenária", "Oliveira do Bairro, Alma e Memória", "Troviscal - Visão Histórico Cultural". Armor Pires Mota, que também é empresário desde 1974, recebeu a Medalha de Mérito Cultural da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro. É sócio da Associação Portuguesa de Escritores e sócio fundador da Associação de Jornalistas e Escritores da Bairrada (AJEB).


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®